ScummVM (Scumm Virtual Machine, máquina virtual de Scumm em português) é um programa de pc que permite exercer as aventuras gráficas formadas originalmente para o sistema SCUMM da LucasArts. ScummVM também suporta uma pluralidade de jogos que não utilizam o sistema SCUMM, efetuados por companhias como a Revolution Software ou Adventure Soft. Como o teu nome aponta, ScummVM executa os jogos através de uma máquina virtual, usando apenas seus arquivos de fatos, de modo que substitui os executáveis com que o jogo foi originalmente lançado. Isto permite realizar os jogos em sistemas para os quais nunca foram criados, tendo como exemplo, wii, pocketPCs, PalmOS, Nintendo DS, PSP, PlayStation 3, Linux, Xbox ou telefones smartphones.

ScummVM está perante a licença GNU GPL, o que é software livre. Este é um anão estudo alcançado pro projeto de software livre ScummVM. Sua versão inicial, foi a 0.0.1, a qual se começou a compartilhar entre a comunidade de fãs das aventuras gráficas, particularmente entre aqueles que eram desenvolvedores. Ogg Vorbis e a biblioteca de decodificação de áudio MAD, principalmente pra fornecer compressão de áudio com a idéia de fazer mais portáteis dos mesmos e possam ser executados em dispositivos móveis, como as iPAQ ou telefones smartphones. Outra coisa essencial é que a Scumm original de star wars tem cerca de oito versões, cada uma das quais tem seus próprios caprichos, alterações, singularidades e às vezes foi modificada pra só um jogo.

Cada jogo tem um intérprete diferenciado do Scumm, assim que um dos problemas com os quais se encontrou a ScummVM foi como suportar essas múltiplas versões do intérprete numa única árvore de código fonte. O projeto ScummVM tem propriedades de uma meritocracia, ou melhor, quanto mais conquistas, você tem uma pessoa, mais peso tem sua posição. Como por exemplo, alguém que tenha escrito 2 livrarias e mantém um port (versão específica para uma plataforma) tem uma posição de mais peso do que uma pessoa que nunca foi codificado de uma linha de código e se limita a reportar bugs. O projeto não existe uma autoridade que controle os processos que estão se montando ou planeje de forma severa o que vai suceder.

porém, pra importantes escolhas enviam um rascunho de proposta do tópico-devel, e, possivelmente, você cria um wiki para a proposta, e sendo assim todas as partes interessadas realizadas comentários e dão suas críticas. Um exemplo disso é no momento em que se propôs a alterar de CVS para o SVN: recolheram argumentos entre os desenvolvedores pró e contra ambos, para tomar em seguida uma decisão em ligação a qual vocês usariam. Segundo as estimativas do paradigma modo cocomo, uma organização que desejaria de criar um software de por volta de 300.000 linhas de código como a ScummVM teria que investir quase 11 milhões de dólares pra obtê-lo.

O tempo que teria que aguardar situa-se em volta dos 3 anos, o número médio de desenvolvedores em tempo integral, que terá que empregar seria 140 e o empenho estimado de desenvolvimento séria de 79,setenta e três pessoa/anos. Para uma listagem completa e atualizada, consulte a relação oficial de compatibilidade (em inglês).

  1. Euratom 13:Trinta e dois 29 jun 2007 (CEST)
  2. A fina linha vermelha
  3. a Produtividade do serviço: 6%[94]
  4. Jogos para celular, como será o N-Gage da Nokia diz

Vários jogos de Humongous Entertainment fazem uso o sistema SCUMM, pelo o que foi adicionado suporte para eles. Em consequência a restrições de direitos autorais, ScummVM não acrescenta as informações dos jogos, de forma que os usuários precisam ter os jogos originais. No decorrer do passo de desenvolvimento da versão 0.5.0 que viu a luminosidade em dois de agosto de 2003, Revolution Software ajudou os desenvolvedores de ScummVM para incluir suporte pra Beneath a Steel Sky e percebe o código-fonte original. Ademais, optaram oferecer o jogo de forma gratuita, disponível pra download pelo site do ScummVM.

Alguns meses mais tarde, os donos de Flight of the Amazon Queen fizeram algo semelhante. Infelizmente, as cenas de vídeo de Broken Sword um e dois não funcionam tal qual vêm dos discos originais. Ou seja por causa que as cenas são codificadas utilizando o modelo de filme Smacker, o que requer um software especializado pra ser decodificado.