Os 10 milhões de espanhóis que são participantes de um fundo de investimento pagam dois tipos de comissões (como mínimo): uma gestão e outra de depositaría. Em relação à primeira, quase todos sabem que esse dinheiro destina-se a remunerar os especialistas da gestora de fundos que se encarregam de selecionar ativos, comprá-los e vendê-los. o que há de segunda comissão? A que se destina, anualmente, em cada objeto de investimento?
CaixaBank AM confiou há 4 anos, as funções de depositaría a uma entidade independente. Em junho de 2012, é Cecabank quem realiza este serviço pra organizações de investimento colectivo de CaixaBank. A diretora de assessoria jurídica da gestora, Maria Pérez-Fontán, defende esta decisão. “Para nós é uma garantia extra de frente para a segurança jurídica dos fundos, e a serenidade dos participantes”, explica.
A nova legislação determina como começo geral que a depositaría tem que fazer um terceiro de forma independente, “pra impossibilitar os conflitos de interesse”, explica esta directiva. Nos últimos tempos tem ganhado destaque o papel do banco depositário independente, quer dizer, não integrado no grupo econômico da comunidade gestora.
Os depositantes independentes proporcionam maiores níveis de especialização em negócios cada vez mais complicado. A chegada de uma nova legislação europeia sobre esta matéria vai acelerar esta tendência. Para sondar as últimas novidades legislativas deste tipo de atividade financeira, Cinco Dias e Cecabank são reuniu inúmeros especialistas em um encontro informativo. Pro chefe de depositaría de fundos de Cecabank, José Carlos Sánchez-Vizcaíno, com o novo enquadramento interessante “ampliou a responsabilidade do depositário no seu conjunto”.
“Agora, é instalado um início de responsabilidade quase-direta, que em caso de perda de um rápido custodiable, o depositário, com carácter geral, terá que restituí-lo, sem demora indevida”, diz Sánchez-Vizcaíno. Isso unido aos novos procedimentos de supervisão da gestora tornou a depositária uma atividade muito sofisticada e com custos crescentes. O depositário necessita-se pesquisar, tais como, que o fundo cumpre com a tua própria política de investimento e que só investe em ativos aptos. Assim, “se o folheto do produto impõe que só comprará bônus emitidos por Governos europeus, o depositário necessita investigar que todos os ativos adquiridos entram dentro dessa explicação”, comenta o especialista.
Cecabank tem desempenhado nos últimos anos, uma relevante aposta para se tornar um especialista em depositaría e custódia de fundos de investimento. Com a reestruturação do sector das caixas de poupança, a entidade financeira tem vindo a assumir esta tarefa, que antes fazia em cada caixa.
Agora tem sob custódia dos ativos por 93.000 milhões de euros, sendo a entidade líder por este negócio. Canta tenha em mente que na origem da revisão do papel do banco depositário é o caso Madoff. Nesta trama, fundos de investimento espanhóis (e de vários outros países) investiram no fundo fraudulento de Bernard Madoff, e aceitaram que sua nação de valores para assumir a função de subcostodio.
Uma pesquisa revelou que boa quota dos ativos em que dizia investir Madoff nem sequer existiam. Uma pessoa que conheça, em primeira mão, qual é a ligação entre a gestora e o depositário é Maria Pérez-Fontán, diretora de assessoria jurídica da CaixaBank Asset Management.
- “Deus é um só. O homem é Deus”
- Aldair Quintana 300.000
- sete Março de 1939: a derrota da República
- dezenove de setembro: cria a União Europeia de Pagamentos
- Ana Rosa Pacios Fernandez
Esta empresa, líder em Espanha em fundos de investimento, optou-se há 4 anos, por confiar as funções de depositaría a Cecabank. Pérez-Fontán, defende a decisão do grupo e relata que a nova legislação trata de fomentar a figura do depositário independente. “De fato, se introduz a obrigação de que os gestores disponham de um procedimento de tomada de decisões pra escolha e a nomeação do depositário que, com apoio em critérios pré-definidos objectivos”.
Entre as modificações introduzidas pelo Regulamento Delegado que sem demora entra em atividade, Pérez-Fontán, destaca-se a longa relação de tarefas que deve exercer o depositário, e como se precisa acrescentar muito a interação com a gestora. “Eles têm que controlar as subscrições e reembolsos dos fundos, pra que todo o case.