Cartoon gaúcha, termo que acrescenta as obras do gênero história em quadrinhos, sejam graves ou humorísticas, em que o protagonista principal é um gaúcho e tua trama se desenvolve em um âmbito rural ou suburbano. Um caso típico é a história de Rulito, um gato atorrante, publicada na revista O Tony, que após três anos sem muito sucesso, torna-se um gaúcho com esporas e alpargatas. Rulito… “deixa de ser a história que conta as peripécias de um felino para se transformar em um folhetim que se passa em campo. O animal, que se tornou gaúcho, dança malambos, recita relações e toma mate”; . 1928, a revista O Tony. Essas obras são agrupados dentro das biografias sem fazer distinções de argumento.
Uma observação do fato histórico permite apontar várias semelhanças com os processos sociais, políticos e econômicos ocorridos em tempos em que a Literatura gauchesca e o Criollismo literário fizeram sua urgência. Momento de fortes batalhas sociais, onde se destacou a ascensão e a consolidação da categoria operária e teu acesso ao poder. Passaram-se mais de 20 anos desde a publicação do primeiro desenho animado de criação nacional, pra que uma história em quadrinhos ubicara a figura do gaúcho, como protagonista principal de uma obra.
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Pela segunda metade da década de ’30, foram revistas as pioneiras em moldar o guacho em marcadores com recentes técnicas e pretextos pra tuas histórias. Dom Cirilo Branco, publicado pela revista Pololo; escrita e desenhada por Carlos Clemen. Contos de Fogão, publicada na revista Mundo Argentino; escrita e desenhada por Carlos Roux. O Gaúcho Fendas, publicada pela revista Figurinhas; escrita e desenhada por João Oliveira.
Cirilo “O Audaz” , é a tira precursora que organiza, determina o campo e estabelece os critérios nesse subgênero. Foi publicado desde o dia um de Junho de 1939, no Jornal A Explicação e narrou as aventuras de Cirilo Cavernas, um gaúcho foragido da justiça que pesquisa proteção nas linhas do exército rosista. O argumento e os desenhos ficaram a cargo de Henrique Rapela, um pintor apaixonado na existência do campo.
O gênero cartoon é um gênero narrativo misto que conjuga texto e imagens pra descrever uma história. O modelo de Cirilo “O audacioso” é instituído por uma estrutura mista. Combina a organização básica de quatro marcadores, sem o recurso ao exercício do balão e opta por despejar interessantes blocos de textos ao pé de cada ilustração. O repercussão é uma história em quadrinhos com ilustrações que exige uma leitura rigorosa e maiores esforços de compreensão.
Junto a ela aparecia uma história em quadrinhos de ficção científica: Mais Além, escrita e desenhada por Raúl Roux, que narrava a aventura de uma equipe de cientistas argentinos no espaço exterior. Pela cena de abertura de Cirilo “O Audacioso” encontramos sinais, cenas e protagonistas que remetem ao Gênero gauchesco. A citação recolhe elementos característicos do Martin Fierro: a comemoração, a ressaca, o luto, a morte do preto, o confronto com a justiça, a fatalidade, o desgraciarse, a fuga, a perda do ofício, etc
Ao mesmo tempo, há alianças políticas; há guerras, a lei diferencial, distribuição de vozes e de nomes. As alianças têm nome respectivo: Coronel Molina, General-de-Rosa e Coronel Dorrego; ao contrário, o oponente é impessoal, é o chamam de gênero: o preto, o agente de polícia, o triturador de pasta. Há desafios e lamentos que sinalizam amigos e inimigos. Existem definições da frase gaúcho.
E, principlamente, há um gaúcho/soldado e uma voz/arma. Desse jeito, um gaúcho nunca fala como um militar ou um estrangeiro. O escritor aparece como um escritor/cronista que introduz a narração e, logo depois, cede ao gaúcho o relato para que possa ser tua voz a completar a história.
Existe um apresentador que contextualizada a cena, introduz a ação e anuncia aos oradores. Logo depois, ele desaparece e cede a expressão ao orador: a oralidade, a voz do gaúcho. A voz rígida e sincera do gaúcho se torna um selo da verdade: a voz que certifica a palavra do que escreve. Os anos ‘quarenta e ‘cinquenta constituem a data de ouro do cartoon argentina, seja pelo elevado número de publicações como na fantástica peculiaridade gráfica e enredo dos argumentos.
Para os jornais a publicação de histórias em quadrinhos começou a ser tão importante como a cobertura esportiva da semana. Durante este tempo foram publicados em jornais e revistas 55% e as mulheres gaúchas, produzidas no nação. Dos trinta e seis títulos que representam a criação total do gênero, 22 foram os que fizeram a tua aparição nestas duas décadas.