O presidente da República da Colômbia é o chefe de Estado e de Governo, suprema autoridade administrativa da Colômbia e comandante supremo das Forças Armadas. Ademais, detém o título de grão-mestre da Ordem de Boyacá. O Governo federal (poder executivo) é composta, além do presidente, dos ministros do escritório, os diretores de departamentos administrativos, e os supervisores, que são funcionários de livre nomeação e remoção por cota do presidente. De acordo com a Constituição, o presidente é eleito por sufrágio directo por metade mais um dos votos.
Em caso nenhum dos candidatos obtenha a maioria se-á uma segunda volta em que participam os 2 candidatos com maior votação no primeiro turno, e será declarado presidente que obtenha superior número de votos. Junto ao presidente é escolhido o vice-presidente. O tempo de presidência é de 4 anos, e o presidente não é reelegible, entretanto existe uma cláusula pétrea em que se instaura que essa figura é reviver só se houver referendo por iniciativa popular ou uma assembleia constituinte. Em caso de morte, demissão ou renúncia de um presidente é o vice-presidente assume a presidência do povo.
- Principais dificuldades do caso(as dificuldades do item, ou a ausência deles)
- 1998 – Prémio Científico Distinto de SACNAS
- dois História 2.Um da antiguidade ao medievo
- 1904 nos Estados unidos termina a Exposição Universal de São Luís
- Abstenção: 159.094 (31,74%) – Válidos: 337.895 (98,74%) – A candidatura
Na Colômbia, sessenta pessoas foram escolhidas a Presidente da República. Desde o grito de liberdade, em 20 de julho de 1810, a Colômbia teve confusões e polêmicas sobre o gerenciamento da figura presidencial. Ao longo do período da Pátria Boba, onde a figura do presidente não é do todo clara no meio do caótico período. É claro que cada uma das províncias que compõem esta primeira nação, teve a tua própria constituição e até já seus próprios presidentes.
Também, qualquer um desses estados, cujas brigas por território finalizaram por torná-los reger-se por um ditador. Enquanto se debatiam entre federalistas e centralistas, os espanhóis reconquistaram partes do país, o que foi estabelecido um triunfo do centralismo, na cabeça de Antonio Nariño. Entre 1810 e 1816, a atual Colômbia foi independente com o nome de Províncias Unidas de Nova Granada. Depois da batalha de Boyacá, o atual território da Colômbia fez divisão entre 1819 e 1831 da República da Colômbia, hoje conhecida como a Grande Colômbia pra distinguir o raciocínio anterior com a atual república. Em 1821 na cidade de Cúcuta reuniu uma assembleia que seria chamado de o Congresso de Cúcuta que promulgou a Constituição de Cúcuta.
Artigo 106.- Para ser Presidente é necessário ser cidadão de Colômbia, por nascimento, e todas as algumas qualidades que pra ser senador. O tempo presidencial era de quatro anos, com perspectiva de uma única reeleição, a todo o momento e quando passasse um momento.
Em caso de inexistência total ou parcial do presidente, um vice-presidente, que assumiria suas funções. Neste tempo de tempo Francisco de Paula Santander vice-presidente da República, exerceu as funções de presidente Simón Bolívar que se encontrava realizando a campanha pra autonomia de Quito, equador e Peru.
Entre 1831 e 1858 retomou o nome colonial de Nova Granada e entre 1858 e 1861, conhecida como a Confederação Granadina. Entre 1861 e 1863, tomou o nome provisório de EUA de Nova Granada. O primeiro poder conferido ao presidente da república é o poder legislativo de deixar claro projetos de lei por meio de seus ministros, poderá requisitar trâmite de emergência para cada projeto de lei.
Objeto e cumprir o dever de sancionarlos nos termos da Constituição. Congresso o presidente podes. Convocar o congresso em sessões extraordinárias. Apresentar o plano nacional de desenvolvimento e de investimentos públicos. Enviar para a Câmara dos deputados o projeto de orçamento de receitas e despesas.